Logo Melina Lobo

PÉROLAS DO SÉCULO XXI: FALAR PARA QUEM TE ESCUTA

26/08/2021

É famosa a passagem bíblica, retratada no Evangelho de Mateus, onde Jesus adverte que não se dê pérolas aos porcos. Mas o que essa passagem tem relação aos nossos tempos atuais?


Em um mundo com tantas informações, algumas extremamente relevantes e úteis, mas inseridas em um universo de muitas notícias fúteis, encontrar um interlocutor à altura não tem sido tarefa fácil. 


É claro que desenvolver um bom conteúdo para presentear seu ouvinte é o que se espera de um profissional competente, mas encontrar aquele que está preparado para ouvir tem sido um desafio cada vez maior. Sim, porque além de encontrá-lo, há que se convencê-lo de que seu conteúdo não é mais do mesmo que está sendo veiculado por aí. 


Um bom exemplo é o excesso de informação sobre holdings patrimoniais para as famílias, planejamentos sucessórios e a tão falada blindagem patrimonial. 


Há tanta coisa sendo dita no mercado, tanta solução pronta, tanta fórmula milagrosa sendo vendida, que primeiro há que se dedicar um bom tempo desmistificando ou demolindo aquele alicerce mal construído pelas ideias anteriores. 


Em segundo lugar, há a própria dificuldade do tema. Afinal, quem quer, deliberada e conscientemente, planejar o próprio fim?


Nesse sentido, é um belo desafio auxiliar a família a refletir sobre a sucessão como um recomeço através da continuidade dos laços familiares em um novo modelo: aquele que a próxima geração irá definir. 


Mas como planejar um novo começo para quem não está preparado para aceitar os fatos naturais da vida com o nascimento e a morte?


Não há como convencer de novos caminhos aquele que não está preparado para ouvir outras perspectivas. Há habilidade em ensinar, mas também há muita competência em escutar. Aquele que não está pronto para novos caminhos é como o da passagem bíblica que dá mais valor ao milho que às pérolas. 


Todos nós temos nosso tempo para selecionar, aprender e processar novas ideias. E aprender a encontrar aqueles que conseguem nos ouvir é uma arte!


Quando se encontra um interlocutor que sabe dar valor às pérolas, o crescimento é extraordinário. As conversas difíceis se sustentam, os ânimos são harmonizados, o futuro fica mais esperançoso e o sucedido em paz. 


Há muitas maravilhas para quem sabe recolher as pérolas do mundo... Mas elas estão guardadas para aqueles que possuem olhos de ver e ouvidos de ouvir!!!


O interlocutor completa e expande a mensagem. O que escuta, lê ou vê a mensagem é tão fundamental quanto o que emite!

 

Artigo publicado em: 26/08/2021

Site: www.aredacao.com.br

Melina Lobo
Conselheira de Administração e Consultiva de Empresas

Voltar