Logo Melina Lobo

SIMPLES ASSIM

13/09/2022

Entre os fatos e as palavras, fiquemos com os primeiros. Tudo porque, depois que a linguagem foi inventada, essa ferramenta tão poderosa e útil passou a ser utilizada por alguns com verdadeiro abuso do poder da comunicação e, por que não dizer, da manipulação.

 

É inegável que o uso da linguagem trouxe à humanidade muito crescimento, já que podemos ouvir e ler a experiência daqueles que vieram antes e deixaram registradas em palavras suas ideias, reflexões e atitudes.

 

Atualmente, com o avanço da tecnologia, esse arsenal de conhecimento ficou ainda mais disponível com a linguagem utilizada nos diversos textos, vídeos e aulas constantes nas redes sociais.

 

E como aprendemos com a experiência dos outros! É simplesmente magnífico o poder de comunicação dos aprendizados e vivências de outros humanos que são generosos o bastante para compartilhar seus aprendizados. Mas o lado obscuro das palavras também está presente na convivência humana.

 

Como é difícil encontrar uma pessoa com o discurso refletido nas atitudes! Quantas vezes as palavras estão bem distantes da realidade, mas a pessoa fala com tal convicção que nos deixa em dúvida.

 

Assim: entre as palavras e os atos, bom mesmo é escolher os últimos.

 

Observe se as atitudes são coerentes com o discurso. Se a pessoa fala isso ou aquilo e seu comportamento indica outra realidade, reconheça que o discurso e as atitudes são opostos, que as palavras estão sendo utilizadas para convencer, ludibriar e confundir.

 

O caso é tão sério que, de tanto falar, o próprio comunicador acredita no seu discurso e dissocia a realidade dos fatos. Parece que, muitas vezes, só de falar a realidade já é outra.

 

Ledo engano, pois o mundo necessita de atitudes coerentes com o discurso e de pessoas com a coragem necessária para ver. Nesse aspecto a tecnologia tem auxiliado muito, pois os fatos e reais atitudes vêm à tona através de vídeos, fotos e mensagens. Nunca sabemos se estamos sendo filmados ou fotografados. Desse modo, sempre corremos o risco de termos nossas atitudes reveladas por qualquer pessoa, conhecida ou não.

 

Assim, entre os fatos e as palavras, o recurso da tecnologia para esclarecer a realidade será cada vez mais útil e eficaz, simples assim, pois o que é verdadeiro nas sombras é igualmente realidade à luz.

 

Artigo publicado em: 06/09/2022

Site: www.girogonoticias.com.br

 

Melina Lobo
Conselheira de Administração e Consultiva de Empresas

 

Voltar