Logo Melina Lobo

O ARADO E A VISÃO PROSPECTIVA

12/08/2021

No Evangelho de Lucas, consta a famosa advertência de Jesus de que ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus...


Na comunidade da época, todos sabiam que quem estava conduzindo o animal não podia se distrair, devia prestar atenção no esforço que fazia com as próprias mãos para que o arado seguisse em linha reta. 


Olhar para trás significava criar um valo torto ou desviar da direção justa.


Manusear o arado significava disciplina, esforço, foco. E para aqueles que fossem competentes, ou seja, que não olhassem para trás (tirassem uma das mãos do arado), haveria a boa semeadura, as colheitas fartas, celeiros guarnecidos e mesa abundante. 


A receita permanece contemporânea!


Aqueles que são capazes de manter o foco no objetivo, com disciplina, sem olhar para trás, são os mais prósperos!


Essa a ideia da visão prospectiva! A vida é vivida no presente, com foco no futuro!


A elaboração de cenários prospectivos é particularmente útil no ambiente de turbulência e incerteza em que vivem as empresas. No caso das empresas familiares, além do cenário econômico e seus desafios, ainda há diversas relações a serem gerenciadas. 


Aprendemos com as boas práticas da governança corporativa, que a elaboração do planejamento estratégico da empresa, com a análise de tendências, cenários, dados e fatos é uma das principais competências do Conselho de Administração e, na sua ausência, da Diretoria da empresa.


Nesse sentido, se visita o passado para aprender com seus erros e acertos, mas a visão prospectiva visa avaliar o futuro, sua postura é marcadamente proativa. 


Não é tentar prever o futuro, mas identificar fatores que podem se tornar reais a longo prazo. De olhos focados para a frente e mãos firmes no arado, os dirigentes da empresa poderão elaborar planos de contingência, de acordo com diferentes contextos, se antecipar a prováveis gargalos operacionais e crescer com consistência.


Da mesma forma que o antigo lavrador, estarão garantindo uma boa semeadura, colheita farta e mesa abundante para o futuro promissor.

 

Artigo publicado: 12/08/2021

Site: www.aredacao.com.br

Melina Lobo

Conselheira de Administração e Consultiva de Empresas

 

Voltar